Sermão da Quarta-Feira de Cinza

25 de Agosto a 18 de Setembro.

Pedro Paulo Rangel apresenta e comenta o Sermão da Quarta- Feira de Cinza, abrindo a programação online do Teatro Casa Grande no dia 25 de agosto, data em que o teatro comemora seu 54º aniversário.

Descrição Completa

Pedro Paulo Rangel apresenta e comenta o Sermão da Quarta- Feira de Cinza, abrindo a programação online do Teatro Casa Grande no dia 25 de agosto, data em que o teatro comemora seu 54º aniversário.

Na versão online o ator dirige e interpreta trechos do Sermão e aproveita para compartilhar com o público suas lembranças das diversas temporadas do espetáculo dirigido por Moacir Chaves em 1994. Com o Sermão,  Pedro Paulo Rangel foi contemplado com os principais prêmios de teatro da temporada 1994/95: ganhou os Prêmios Shell, Mambembe e Molière na categoria Melhor Ator. 

O jesuíta português Antônio Vieira foi um dos mais importantes autores da literatura barroca e escreveu cerca de 200 sermões, sendo o Sermão da Quarta-Feira de Cinza, do final do século XVII, um dos mais famosos. O texto aborda a fragilidade e a insignificância do ser humano, convidando a uma reflexão sobre a única certeza do homem: a de que um dia morrerá.

Ao revisitar o Sermão, o ator discorrerá sobre a impermanência do ser humano, interpretando o pregador que tenta convencer a platéia de que “somos pó e ao pó um dia retornaremos” – ponto central do primeiro dos três Sermões da Quarta-Feira de Cinza. “Sempre me emociono com a sutileza, o alcance, a contemporaneidade de suas palavras, sobre a finitude e a vaidade humanas”, diz Pedro Paulo Rangel.

O espetáculo conquistou as plateias e a crítica do Rio de Janeiro e São Paulo, além de mais de uma dezena de outras cidades. Também representou o Brasil em Portugal, no Festival de Almada; fez duas temporadas em Lisboa e excursionou por outras cidades daquele país à convite da Cena Lusófona. No Uruguai, o ator apresentou o espetáculo em espanhol, na VIII Muestra Internacional de Teatro de Montevidéu numa versão de José Sanches Sinisterra.

Após as apresentações online o ator conversa com o público.

Sobre o ator

Em 50 anos de carreira, Pedro Paulo Rangel fez inúmeras novelas, séries e filmes. No teatro recebeu o Prêmio Molière de Melhor Ator, em 1982, pela sua interpretação em “Aurora da Minha Vida”. Em 1989 recebeu o segundo, com a peça “Machado em Cena – Um Sarau Carioca” e com “Sermão da Quarta-feira de Cinza” foi recompensado com seu terceiro Molière e ainda os Prêmios Shell e Mambembe também como melhor ator. Com o espetáculo “Soppa de Letra” recebeu o Prêmio Shell em 2004. Foi homenageado pela edição de 2019 do Prêmio Shell pela excelência de sua atuação no teatro brasileiro ao comemorar 50 anos de carreira.

Ficha Técnica

Texto: Padre Antônio Vieira

Direção e Interpretação: Pedro Paulo Rangel

Direção de Produção: Lúdico Produções Artísticas

Assessoria de Imprensa: Carlos Grandin, André Duarte e Renata Magalhães

Fotos de Divulgação e Fotomontagem: Marta Viana

Curadoria e Realização: Teatro Casa Grande e Lúdico Produções Artísticas

(A montagem de 1994/95 teve a direção de Moacir Chaves) 

Serviço

Local – Programação Online Teatro Casa Grande

Dias: 29 e 30/08, 5 e 6/09 – Sábados às 20h e Domingos às 18h
Dias: 10 e 11/09, 17 e 18/09  Quintas e Sextas  às 20h

Duração do evento online: 50 minutos

Classificação Etária: Livre

Link para compra o ingresso: https://www.sympla.com.br/pedro-paulo-rangel-apresenta-e-comenta-sermao-da-quarta-feira-de-cinza__949794

Para assistir SERMÃO DA QUARTA-FEIRA DE CINZA com interpretação e comentários de Pedro Paulo Rangel, você precisa: 

1) baixar o aplicativo Zoom: https://zoom.us

2) o evento será transmitido via Zoom.

3) no dia da apresentação, cerca de duas horas antes do início do espetáculo, você vai receber um e-mail da produção com o link para ACESSAR A SALA DE APRESENTAÇÃO. 

4) ATENÇÃO, essa sala estará disponível para você 15 minutos antes do horário do início do evento.

5) infelizmente, não é permitido o acesso depois do início do espetáculo, pois isso inviabiliza o mesmo.

Veja mais

ver todos

Onde estão as mãos, esta noite

12 de Setembro a 02 de Outubro.

Segredo de Justiça

26 de Setembro a 04 de Outubro.

Palco Casa Grande

25 de Agosto a 31 de Dezembro.